História
do cinema no Brasil
Neste texto temos o objetivo de relatar de forma breve, a história do cinema nacional, contextualizando com a história concreta política e econômica do cenário Brasileiro, que influenciou de forma direta a produção de filmes no país.
O cinema
brasileiro em sua historia passa por varias fases no decorrer do seu caminho em
território nacional. Segretto filho de imigrantes italianos tornou-se nosso
primeiro cineasta, por ter filmado o Porto de santos em 1898. Um imenso mercado
de entretenimento forma-se na capital federal, no inicio do século XX,quando
centenas de pequenos filmes são feitos (elaborados) para platéias urbanas,que
em franco crescimento demandam lazer e diversão (era o circo do povo).
Em
1930 inicia-se a era do cinema falado, podemos neste momento lembra-nos que o
cinema mundial teve que superar o problema da linguagem, pois quando o mesmo
era mudo, poderia ser entendido em qualquer parte, já a linguagem falada que
passa a ser utilizada não tendo o mesmo entendimento por povos diferente
países, então este se torna um problema a ser superado pela sétima arte, o ator
de cinema deveria expressar-se pela linguagem verbal não apenas pela linguagem
corporal. Neste momento o cinema nacional concorre com a distribuição dos
poderosos norte-americanos uma batalha que se estende até hoje.
Carmem Miranda anos 40 |
Dessa época (1930)
destacam-se o mineiro, Humberto Mauro, autor de “Ganga Bruta” (1933) - filme
que mostra uma crescente sofisticação da linguagemcinematográfica – e as
“chanchadas” (comédias musicais com populares cantores do rádio e
atrizes do teatro de revista) do estúdio Cinédia. Filmes
como “Alô, Alô Brasil” (1935) e “Alô, Alô Carnaval” (1936), caem no
gosto popular e revela mitos do cinema brasileiro, como a
cantora Carmen Miranda (símbolo da brejeirice brasileira que, curiosamente,
nasceu em Portugal).
ANOS 40
Os
filmes carnavalescos da década anterior evoluem para filmes cômico-musicais, de
baixo orçamento, dando origem ao primeiro gênero brasileiro, a Chanchada
A
criação do estúdio Vera Cruz, no final da década de 40,
representa o desejo de diretores que, influenciados pelo requinte das produções
estrangeiras, procuravam realizar um tipo de cinema mais sofisticado.
Mesmo que o estúdio tenha falido já em 1954, conhece momentos de glória,
quando o filme “O Cangaceiro” (1953), de Lima Barreto, ganha o prêmio de
“melhor filme de aventura” no Festival de Cannes. As décadas
seguintes revelam-se a época de ouro do cinema brasileiro.
Zé do Caixão, cinema novo busca por uma identidade nacional. |
Mesmo
após o golpe militar de 1964, que instala o regime autoritário no Brasil,
os realizadores do Cinema Novo e uma nova geração de
cineastas – conhecida como o “údigrudi”, termo irônico derivado do “underground” norte-americano –
continuam a fazer obras críticas da realidade, ainda que se utilizasse de metáforas
para burlar a censura dos governos militares.
Filme Dona Flor e seus dois maridos. |
O governo Do general Geisel cria em 1974, a estatal Embrafilme, que teria papel preponderante na organização do cinema brasileiro até sua extinção em 1990. Dessa época datam alguns de sucessos de público e crítica da produção nacional, como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), de Bruno Barreto e “Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1980), de Hector Babenco, em 1985 com o fim da censura do governo militar, o cinema enfim desfruta de liberdade.
Outro
momento que devemos destacar na historia do cinema brasileiro, seria os anos 90, onde o governo Collor com sua
política neoliberal de extinção de empresas estatais e abertura do mercado de
forma descontrolada aos filmes estrangeiros, norte-americanos em quase sua
totalidade. A produção nacional entra em colapso, e pouquíssimos
longas-metragens nacionais são realizados e exibidos nos anos
seguintes.
Após o conturbado início dos anos 90, o sistema se reergue gradualmente. Inicia-se um período de incentivo a criação de novos mecanismos para o financiamento da produção cinematográfica, Leis de Incentivo, juntamente com o surgimento de novas instâncias governamentais de apoio ao cinema. Esse momento é conhecido como uma “Retomada” do cinema brasileiro, que em pouco tempo, três filmes são indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: “O Quatrilho” (1995), “O Que é Isso, Companheiro” (1997) e “Central do Brasil” (1998), também vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim.
Após o conturbado início dos anos 90, o sistema se reergue gradualmente. Inicia-se um período de incentivo a criação de novos mecanismos para o financiamento da produção cinematográfica, Leis de Incentivo, juntamente com o surgimento de novas instâncias governamentais de apoio ao cinema. Esse momento é conhecido como uma “Retomada” do cinema brasileiro, que em pouco tempo, três filmes são indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: “O Quatrilho” (1995), “O Que é Isso, Companheiro” (1997) e “Central do Brasil” (1998), também vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim.
O que é isso companheiro 1997 |
site pesquisados:
http://www.telabr.com.br/timeline/brasil
Imagens utilizadas foram retiradas do google imagens
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