NO INICIO OS PRODUTORES TENTAM CASAR A IMAGEM COM O SOM SINCRONIZADO. MAS NENHUMA TÉCNICA DEU CERTO ATÉ A DÉCADA DE 20. DURANTE 30 ANOS OS FILMES ERAM PRATICAMENTE SILENCIOSOS, SENDO ACOMPANHADO MUITAS VEZES DE MÚSICA AO VIVO OUTRAS VEZES DE EFEITOS ESPECIAIS, NARRAÇÃO E DIÁLOGOS ESCRITOS PRESENTE EM CENAS.
GEORGES MÉLIÉS ILUSIONISTA FRANCÊS DEU INICIO A EXIBIÇÃO DE FILMES EM 1896, ELE GANHOU UMA "FILMADORA" E COMEÇOU A PRODUZIR ALGUNS FILMES. ELE FOI PRIMEIRO A CRIAR OS EFEITOS ESPECIAIS. SEU FILME "LE VOYAGE DANS LA LUNE"( OU A VIAGEM A LUA) DE APENAS 14 MINUTOS.
UM DOS QUE MAIS SE DESTACOU FOI O FAMOSO CHARLES CHAPLIN. UM COMPOSITOR QUE TAMBÉM SE DESTACOU NO CINEMA MUDO FOI EISENSTEIN COM O CLÁSSICO INFANTIL DE WALT DISNEY CHAMADO FANTASIA QUE NÃO TEVE SUCESSO PARA O PUBLICO, MAS PERANTE OS CRÍTICOS FOI CONSIDERADA UMA GRANDE OBRA DE ARTE.
CHARLES CHAPLIN, UM HOMEM HUMILDE CUJA DIGNIDADE VAI ALÉM DE SEUS TRAJES MALTRAPIDOS , FOLGADOS SAPATOS, UM CHAPÉU E UMA BENGALA, SUAS MARCAS REGISTRADAS E IMORTALIZADAS NA HISTÓRIA DO CINEMA MUDO.
NO DIA 19 DE JUNHO DE 1898, NASCE O CINEMA MUDO BRASILEIRO, POIS CHEGAVA AO RIO DE JANEIRO NO NAVIO BRÉSIL, PELO PORTO DA BAHIA DE GUANABARA, AFONSO SEGRETO E SEU IRMÃO PASCOAL SEGRETO, TRAZENDO EQUIPAMENTOS E FILMES DO EXTERIOR.
UM DOS MAIS IMPORTANTES FILMES FOI NO DIA 5 DE JULHO DO MESMO ANO, ONDE TRATAVA DA VISITA DO PRESIDENTE PRUDENTE DE MORAES.
RECURSO UTILIZADO NO CINEMA MUDO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário