sexta-feira, 22 de março de 2013

HISTÓRIA DO CINEMA MUDO



NO INICIO OS PRODUTORES TENTAM CASAR A IMAGEM COM O SOM SINCRONIZADO. MAS NENHUMA TÉCNICA DEU CERTO ATÉ A DÉCADA DE 20. DURANTE 30 ANOS OS FILMES ERAM PRATICAMENTE SILENCIOSOS, SENDO ACOMPANHADO MUITAS VEZES DE MÚSICA AO VIVO OUTRAS VEZES DE EFEITOS ESPECIAIS, NARRAÇÃO E DIÁLOGOS ESCRITOS PRESENTE EM CENAS. 
GEORGES MÉLIÉS ILUSIONISTA FRANCÊS DEU INICIO A EXIBIÇÃO DE FILMES EM 1896, ELE GANHOU UMA "FILMADORA" E COMEÇOU A PRODUZIR ALGUNS FILMES. ELE FOI PRIMEIRO A CRIAR OS EFEITOS ESPECIAIS. SEU FILME "LE VOYAGE DANS LA LUNE"( OU A VIAGEM A LUA) DE APENAS 14 MINUTOS. 
UM DOS QUE MAIS SE DESTACOU FOI O FAMOSO CHARLES CHAPLIN. UM COMPOSITOR QUE TAMBÉM SE DESTACOU NO CINEMA MUDO FOI EISENSTEIN COM O CLÁSSICO INFANTIL DE WALT DISNEY CHAMADO FANTASIA QUE NÃO TEVE SUCESSO PARA O PUBLICO, MAS PERANTE OS CRÍTICOS FOI CONSIDERADA UMA GRANDE OBRA DE ARTE. 

CHARLES CHAPLIN, UM HOMEM HUMILDE CUJA DIGNIDADE VAI ALÉM DE SEUS TRAJES MALTRAPIDOS , FOLGADOS SAPATOS, UM CHAPÉU E UMA BENGALA, SUAS MARCAS REGISTRADAS E IMORTALIZADAS NA HISTÓRIA DO CINEMA MUDO. 





NO DIA 19 DE JUNHO DE 1898, NASCE O CINEMA MUDO BRASILEIRO, POIS CHEGAVA AO RIO DE JANEIRO NO NAVIO BRÉSIL, PELO PORTO DA BAHIA DE GUANABARA, AFONSO SEGRETO E SEU IRMÃO PASCOAL SEGRETO, TRAZENDO EQUIPAMENTOS E FILMES DO EXTERIOR. 
UM DOS MAIS IMPORTANTES FILMES FOI NO DIA 5 DE JULHO DO MESMO ANO, ONDE TRATAVA DA VISITA DO PRESIDENTE PRUDENTE DE MORAES. 


RECURSO UTILIZADO NO CINEMA MUDO: 

LANTERNA MÁGICA 



A LANTERNA MÁGICA SURGIU EM SÃO PAULO EM 1889. A MARAVILHA DO SÉCULO, TRAZIDA DO EXTERIOR POR BENJAMIN SCHALCH QUE APRESENTAVA IMAGENS COM MOVIMENTOS. 


ALGUNS PERSONAGENS CONHECIDOS DO CINEMA MUDO 


                                                                                                                O GORDO E O MAGRO 



                                               GRETA GARBO 



                                               
                                                                             POLA NEGRI 

FONTES PESQUISADAS:  
  • GEOCITIES.COM 
  • INFOESCOLA 

O Desenho animado e a Fotografia



Fotografia  é a técnica de criar uma imagem por meio da exposição luminosa do papel A primeira fotografia que se tem notícia foi datada de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Porém a invenção da fotografia não é obra de uma só pessoa e sim um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas.
Os avanços proporcionaram a criação do filme fotográfico colorido além de uma melhora na qualidade da imagem final, agilizando as etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia. 



Os desenhos animados são o fascínio das crianças e até mesmo dos adultos. O  desenho animado ou a animação é o processo pelo qual os desenhos ‘manuais’ ganham vida, ou seja, ganham movimentos e assim pode formar histórias animadas. Grandes desenhistas como Walt Disney utilizaram este processo para dar ‘vida’ aos seus desenhos até então nascidos apenas numa simples folha de papel. A animação é feita por fotogramas. Cada um deles é feito separadamente e assim podem ser fotografados através de um programa de computação gráfica que cria os movimentos e dá vida ao desenho, fazendo-o andar, sorrir, falar e etc.
E para fazer essa animação, além de muita técnica e imaginação a pessoa precisa de tempo, já que cada movimento do desenho precisa ser preciso para que pareça ser real. Nenhuma falha pode existir só assim a pode-se ter a ilusão de que o desenho animado é realmente de verdade.
O primeiro desenho animado que foi criado foi idealizado pelo francês Émile Reynaud em 1892. Ele fez um sistema de animação em 12 imagens (hoje é usado 16 imagens). A primeira projeção desse desenho foi no Musée Grévin em Paris, no moderno projetor do próprio desenhista. Era uma das coisas mais avançadas para a época.
Depois dessa primeira exibição, o desenho animado ganhou grande repercussão e foi sendo aprimorado até que em 1917 foi lançado o primeiro longa-metragem animado chamado de El Apóstol, feito por um argentino e divulgado na Argentina.
Os desenhos animados vieram para somar no mundo do faz de conta das crianças e dos adultos. Com a animação fadas, princesas, ratos e outros animais ganharam vida e ficaram ainda mais perto do imaginário popular e tornando-se assim  muito mais fácil de soltar a imaginação vendo a animação na tela e se colocando no lugar dela.
E claro que falar de desenho animado e não citar nenhum personagem da Disney é praticamente impossível. São tantos desenhos famosos, como o clássico A Branca de Neve, o primeiro filme feito totalmente em formato de animação e que tinha mais de uma hora de duração; ele foi lançado em 1937 e a produção durou mais de três anos.


Grandes desenhos animados marcaram a infância das crianças nas décadas de 1950 a 1990, podemos citar alguns famosos e que até hoje continuam a nos encantar como: Flintstones, Manda-Chuva, Pica-Pau, Scooby-Doo, Tom & Jerry, Piu-Piu & Frajola, Zé Colméia, etc.
Com o avanço da tecnologia, a animação ficou mais fácil de ser produzida, e muito mais desenhos e filmes foram lançados. Hoje em dia já é possível juntar atores de verdade com desenhos animados no mesmo filme, sendo que eles interagem entre si como se fossem realmente uma coisa só.
Atualmente as animações são todas produzidas no computador, sem uso de rascunhos ou fotografias. A animação gráfica tornou muito mais fácil o processo de animação dos desenhos, e eles já são usados inclusive em comerciais.


Os desenhos animados são um mercado muito promissor, são faculdades e cursos técnicos que fazem o profissional capacitado para trabalhar em grandes produtoras de animação. 

Fontes:
www.Conteudos.org
www.Wikipédia.org
www.bigmae.com 

A história do Cinema no Mundo.



A arte se define como uma criação do homem com valores estéticos que sintetizavam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura. O ser humano já deixava sua marca nas pedras e cavernas desde a pré-história , fazia assim, o registro da história do mundo.
A arte se apresenta de várias formas: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura,  a poesia, etc...
Para se comunicar, o homem (artista) precisa da arte e da técnica, e essa comunicação se dá através do que se vê (visual), do que se ouve (auditivo) ou do que se vê e se ouve ao mesmo tempo (audiovisual)
Em meios do séc. XIX, Louis- Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, inventaram a fotografia, mas somente no final deste século, em 1895, os irmãos Louis e Auguste Lumiére, inventaram o cinema, possibilitando  esta criação revolucionária  no mundo das artes e da indústria cultural.
Mas essa arte não possuía um código próprio e estava misturado a outras formas culturais, como os espetáculos de lanterna mágica, o teatro popular, os cartuns, as revistas ilustradas e os cartões postais.
Há aproximadamente mil anos  atrás, os chineses já projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a parede, um jogo de sobras,  próprio do seu teatro de marionetes . No séc. XV, Leonardo da Vinci realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a Câmara Escura, que era uma caixa fechada, possuindo um orifício com uma lente, local destinado a uma passagem da luz produzida pelos objetos externos. A imagem refletida no interior dessa caixa era a inversão do que se vê na realidade. Mais adiante, no séc. XVII, o alemão Athanasius Kirchner criou a Lanterna Mágica, objeto composto de um cilindro iluminado à vela, para projetar imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
A história do cinema faz parte de uma história mais ampla, que engloba não apenas a história das práticas de projeção de imagens, mas também a dos divertimentos populares , dos instrumentos óticos e das pesquisas com imagens fotográficas. Os filmes são uma continuação na tradição das projeções de lanterna mágica, onde o apresentador mostrava ao público, imagens coloridas projetadas numa tela, através do foco de luz gerado pela chama de querosene, com acompanhamento de vozes, música e efeitos sonoros. Muitas placas de lanterna mágica possuíam pequenas engrenagens que permitiam movimento nas imagens projetadas.

O francês Charles Émile Reynaud criou o Praxinoscópio, um invento importante para o surgimento do cinema. Este aparelho era um tambor giratório com desenhos colados na sua superfície interior e no centro deste tambor havia diversos espelhos, na medida em que girava-se o tambor, no centro, onde ficavam os espelhos via-se os desenhos se unindo em movimentos harmoniosos.  Dentre outros inventos, há o Cinetoscópio, inventado por Thomas A. Edison, que consistia em um “filme” perfurado, projetado em uma tela no interior de uma máquina, na qual só cabia uma pessoa em cada apresentação. A projeção precisava ser vista por uma lente de aumento.

É a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio , que o Cinematógrafo é criado pelos irmãos Louis e Auguste Lamiére. Era ao mesmo tempo, filmador, copiador e projetor, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema. Louis Lamiere foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem na história do cinema.  O primeiro se intitulava: “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a fábrica de Lumiére), e possuía 45 segundos de duração. Neste mesmo ano, em 1895, Thomas A. Edison projeta seu primeiro filme, “Vitascope”.
O americano Edwin S. Porter, apropriou-se dos estilos documentaristas dos irmãos  Lumiére e os de ficção com o uso de maquetes, truques óticos  e efeitos especiais teatrais de Georges Méliès, para produzir “Great Train Robbery” (O Grande Roubo do Trem), em 1903, um modelo de filme de ação, obtendo êxito e contribuindo para que o cinema se popularizasse e entrasse para a indústria cultural.


A indústria cinematográfica atual é um mercado exigente e promissor para diferentes áreas do saber. Não são apenas os atores e atrizes que brilham nas cenas que são apresentadas a um público local e internacional, pois a realização de um filme precisa englobar uma equipe de trabalho. Na construção e realização de um filme, existem os seguintes profissionais:  
·         Roteirista – escreve a história e as narrativas  dos personagens, ou melhor, os diálogos;
·         Diretor -  tem a função de coordenar direta ou indiretamente, o trabalho  de todas as pessoas envolvidas com o filme , da concepção à finalização ;
·         Diretor de fotografia
·         Profissional de ARTES VISUAIS - Com sensiblilidade e competência para decidir como iluminar uma cena, que lentes serão melhores para determinado ângulo, o tipo de filme a ser rodado, entre outras atribuições;
·         Compositor Musical – responsável pela trilha sonora do filme ;
·         Produtor – responsável pela busca de patrocínio e parcerias, e trata da parte burocrática que envolve toda a equipe.
Há também, uma equipe de técnicos/ especialistas que são fundamentais junto aos profissionais já apresentados, que são:  técnicos de efeitos especiais, técnicos de som, operador de câmera,  editores, coreógrafos, entre outros parâmetros qualitativos e quantitativos de finalização do filme.



Fontes:
·         Fazendo Arte com os Mestres, Ivete Raffa, editora Escolar:
·         http://xa.yimg.com/kq/groups/18742890/1811618957/name/historia+do+cinema+mundial.pdf